Fazer psicoterapia é muito mais do que falar com alguém sobre problemas ou dificuldades, como fazemos casualmente com colegas e amigos. A psicoterapia é uma relação profissional entre um terapeuta devidamente habilitado e um paciente, que tem por base princípios e técnicas da Psicologia. Isto marca a diferença dos relacionamentos com amigos ou familiares.
O psicoterapeuta poderá ajudar a pessoa a descobrir as suas necessidades, a aceitar as suas emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se autor da sua nova história. Ao mudar sentimentos, muda-se comportamentos e necessidades.
As pessoas procuram apoio psicológico por múltiplas razões, desde o aconselhamento (por exemplo, dúvidas sobre tomadas de decisão), até ao tratamento de perturbações psicopatológicas (por exemplo, ansiedade, depressão, obsessões).
Existem diversas abordagens psicoterapêuticas de base científica que permitem dar respostas eficazes à maioria dos problemas que as pessoas que nos procuram relatam, sejam do foro depressivo, ansioso, alimentar, de controle de impulsos, relacionais, de regulação emocional, etc.
Durante a psicoterapia, serão abordados estados de humor, sentimentos, pensamentos e comportamentos. O objetivo final do psicoterapeuta será ajudar o paciente a assumir o controle da sua vida e a responder a situações desafiadoras de forma ajustada.
O processo psicoterapêutico é colaborativo, assim, terapeuta e paciente continuamente identificam problemas, definem objetivos, e alteram os planos de tratamento.
A psicoterapia é um processo que permite resultados empiricamente comprovados em diversas problemáticas como: pânico, fobias, depressão, anorexia, stress pós traumático etc. É igualmente eficaz nos conflitos pessoais, conjugais e familiares, que podem causar sofrimento psicológico e dificuldade em funcionar adequadamente.
